top of page

O que é mentoria? Onde ela vive? Como ela se reproduz?

Todo profissional, pelo menos uma vez na vida, deveria fazer mentoria. Ter a assistência de um outro profissional que tenha um conhecimento profundo sobre como os negócios funcionam em uma área específica.

Você acredita que muitos desafios pelos quais alguns profissionais estão passando, ou vão passar, já foram vividos anteriormente por outros? Que estas experiências são valiosas e podem fazer toda a diferença para pessoas que buscam o desenvolvimento, seja do seu negócio ou da sua própria carreira?

Este é o propósito da mentoria: conectar profissionais com diferentes níveis de conhecimentos e vivências, promovendo a troca de experiências e aconselhamentos para enfrentar situações específicas.

A mentoria pode ser aplicada a diversas situações profissionais, podendo ser útil para quem quer empreender, está passando por uma transição de carreira, começando em uma área nova, buscando ou mesmo ocupando um cargo de liderança.

O mentor, com mais conhecimento e vivência sobre determinada área, orienta o mentorado, um profissional que deseja desenvolver sua carreira ou seu negócio. O mentor o apoia, promove insights e reflexões e compartilha conhecimentos e experiências. Entre os vários benefícios da mentoria estão, por exemplo, a expansão da rede de contatos, a saída da zona de conforto e o ganho de novas perspectivas.

O mentor exerce um papel fundamental para ajudar o mentorado a enxergar o panorama, entender a situação atual na qual se encontra e, com as questões e orientações certas, definir seus objetivos e traçar o caminho para o seu desenvolvimento profissional ou do seu próprio negócio.

É altamente recomendável que o processo de mentoria tenha método e seja feito entre dois profissionais, apesar de existirem modalidades em grupo, para que esta troca seja extremamente personalizada e gere resultados para as questões específicas do mentorado. Iniciado o processo, em poucos meses, a evolução já será nítida.

Muitas organizações já têm utilizado a mentoria como substituição aos treinamentos convencionais, podendo lançar mão dos próprios funcionários mais experientes como mentores, ou profissionais externos com a bagagem necessária. Já as empresas nascentes costumam buscar mentorias com investidores e parceiros.

Independentemente de quais recursos estas organizações utilizem, o principal objetivo da mentoria deve ser a promoção do desenvolvimento constante do profissional por meio de conselhos bem específicos e insights que são realmente úteis para os desafios apontados.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page